Estádios vazios na Divisão de Acesso

A divisão de acesso começou no último final de semana com diversas partidas. Mas, a média de público deixou muito a desejar.  Eu, Roberto Peruzzo fiz uma pesquisa sobre o número de torcedores que compareceram em cada partida. Além disso, em um caso especial o clube ficou devendo. Isso porque, todas partidas têm custo pela arbitragem que não é paga pela federação.

Borderó primeira rodada

DADOS DA FEDERAÇÃO GAÚCHA

Esses são os valores da primeira rodada da divisão de acesso. A primeira situação que me chamou atenção é a do Guarany de Bagé. Isso porque, um time tão tradicional não tem apoio da torcida. O público no jogo contra o São Gabriel foi de 90 torcedores, cadê a torcida ? O clube da Zona Sul teve um saldo negativo de 490. Muito disso, se dá pela total falta de apoio aos clubes da divisão de acesso.

Uma forma de ajudar seria custeando a arbitragem que tira cerca de dois mil reais do clube mandante.

Outro destaque, é o Pelotas ter arrecado mais do que o Glória. Depois de analisar o borderó, olhei os valores dos ingressos das duas partidas. Enquanto, o time da Serra Gaúcha disponibilizou todos os ingressos ao preço de dez reais. O time da Zona Sul foi por outro caminho. O ingresso mais barato era vinte reais, correspondente a venda de arquibancada antecipado. Na hora do jogo, por exemplo, o preço subiu para 30 reais.  A pergunta que fica, vale mais a pena pouca torcida e valores altos ou uma presença boa dos torcedores e o bolso um pouco mais vazio?

Por fim, quero discutir para que serve a Federação Gaúcha de Futebol. Aliás, vou abrir mais para que serve qualquer federação. Falo isso porque, que apoio está sendo dado aos clubes? A organização do campeonato, desculpa, mas isso os times conseguiriam muito bem fazer. Para mim, é vergonhoso as entidades terem que pagar a arbitragem. A instituição maior do futebol estadual não teria como custear isso? Porque, já seria um alívio muito grande para os clubes pequenos no nosso estado. Em média, dois mil reais ficariam com os times.  Outra pergunta, para que serve uma Federação se não ajuda os clubes?

roberto

 

6 comentários Adicione o seu

  1. João Carlos disse:

    Amigo, com base em quais dados chegaste a este resultado? Estive presente no jogo entre Guarany x São Gabriel e, sem dúvidas, o público era muito maior que este. A área destinada à torcida local estava cheia. não sou bom em números, mas se olhares as imagens do jogo verás que a torcida compareceu e ajudou.
    Mas, mesmo assim, te dou os parabéns por se importar com o futebol do interior.
    Grande abraço.

    1. Sulista FC Sulista FC disse:

      Olá amigo, a partir do Boderó lançado na Federação Gaúcha de Futebol. Todos dados oficiais

  2. Lucas Silva disse:

    Lembrando que as equipes fazem promoções, como por exemplo o aimore, que vendeu passaporte para todos os jogos, e então, estes não entram no borderô dos jogos. Mas em um aspecto acho que é unanimidade, a federação não está nem aí para os clubes do interior, uma vergonha.

  3. Daniel Ronnau disse:

    Que os clubes não tem apoio dá federação isso já vem de anos… Quando aos públicos informados via borderô dá federação, nunca é o real público do jogo, muitos clubes divulgam números menores pela questão de tributação. Futebol no interior é luta e amor de abnegados, é preciso mudar pensamentos e pessoas que fazem a questão na federação gaúcha.

  4. Darlan Rocha disse:

    Boa noite.
    Estive no jogo do guarany de bagé, assim como o amigo João Carlos, e posso afirmar que o público foi bom, sendo assim, até entendo que sua publicação se baseou no boderó da FGF, agora criticar que faltou apoio da torcida, baseado em dados na federação?
    Aqui em Bagé não faltou apoio para o guara

  5. Raphael disse:

    Dados de borderôs é tão verdadeiro como nota de R$ 3,00. Muitas vezes isso ocorre por causa de penhoras que têm como base valores lançados neles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *