Caxias vai em busca de mais um acesso na sua história

  Começa neste domingo a batalha grená nas quartas da Série D 2018. O adversário vem do nordeste brasileiro, trata-se do Treze-PB.  A primeira partida será fora de casa e o jogo da volta em Caxias do Sul.

  O time treinado por Winck vai em busca do acesso a Série C do Campeonato Brasileiro e por consequência fazer história no clube. Se o Caxias sair vencedor, será o primeiro acesso em Campeonatos Brasileiros na história do clube.

  Para motivar o atual elenco e os torcedores, o Caxias se inspira em acessos conquistados no passado. O historiador Jorge Roth contou que a agremiação possuí três acessos marcantes: O primeiro ocorreu em 1953, quando a equipe ainda era chamada de Flamengo. Naquela temporada, o time foi campeão da Segunda Divisão de Profissionais do Rio Grande do Sul.

  A conquista rendeu a possibilidade de disputar a Divisão de honra do futebol Gaúcho em 1954, numa época em que o título da segunda divisão não garantia acesso e que o futebol na cidade estava no inicio de sua profissionalização: “O Caxias colocou Caxias do Sul no mapa do futebol profissional ao participar da Divisão de Honra em 1954”, conta Roth.

  Além do acesso já citado, Roth lembra que o Caxias foi campeão da divisão de acesso em 1960 e 2016. Em 1960, o Caxias foi campeão invicto, aplicando goleadas marcantes como a de 9 a 0 sobre o Monte Negro no dia 1º de Julho de 1960. O jogo do acesso ocorreu dia 13 de novembro, com vitória de 3 a 0 sobre o Santa Cruz-RS, nos Plátanos, em Santa Cruz do Sul. Já em 2016, o Caxias foi campeão superando adversários tradicionais no estado como o Pelotas e o Brasil de Farroupilha.

  Caso o Caxias elimine o Treze, estará automaticamente classificado para a Série C 2019 e as semifinais da Série D 2018.

Foto- divulgação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *